
O Projeto Botinho 2026, uma colônia de férias sem custos, organizada em parceria pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) e o Sesc-RJ, abriu inscrições neste domingo (4). O programa oferece 5 mil vagas para crianças e adolescentes.
As inscrições são aceitas para jovens de 7 a 17 anos. As atividades estão programadas para ocorrer entre os dias 21 e 30 de janeiro, das 8h às 11h, em 29 praias localizadas no estado do Rio de Janeiro.
O cadastro deve ser realizado de forma individual e on-line, por meio do site do projeto. Ao se inscrever, é necessário que o responsável legal preencha uma ficha com os dados do participante e escolha a praia de interesse.
Após o registro, os candidatos irão receber, no prazo de 24 horas, um e-mail de confirmação contendo instruções detalhadas para a entrega presencial de documentos, como atestado médico, sem o qual a inscrição não será finalizada.
Durante a colônia, os inscritos participarão de atividades físicas na areia, além de receberem instruções sobre as condições do mar, noções básicas de primeiros socorros e educação ambiental. Conforme destacado pelo projeto, esses exercícios visam promover interação social e prevenir afogamentos, incentivando desde cedo a cultura de autoproteção.
Os participantes são organizados em três grupos: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). Ao término das atividades, todos recebem um certificado de participação.