Terça, 16 de Setembro de 2025
A mostra online Rastros da Experimentação Negra Contemporânea apresenta 14 filmes de realizadores negros, incluindo longas, médias e curtas-metragens. A mostra, disponível gratuitamente para todo o Brasil na plataforma de streaming SPcine Play, explora temas complexos como negritude, gênero e sexualidade.
O projeto curatorial, assinado pelo jornalista e professor Heitor Augusto, divide a mostra em quatro eixos temáticos: Movimento, Casa, Ritmo e Nossa Gente. Cada eixo apresenta filmes que exploram diferentes conceitos e experiências, proporcionando uma visão multifacetada das questões discutidas.
Em uma entrevista, Heitor Augusto falou sobre a importância de abordar os temas principais em uma plataforma pública e seu potencial para pessoas que lidam com dinâmicas próximas às dos realizadores ou às dos personagens.
Ele destacou a importância dos filmes permitirem que as populações negras e periféricas sonhem e vejam suas questões validadas. Ele também enfatizou a necessidade de ampliar o imaginário coletivo para incluir diferentes matizes de gênero, sexualidade e classe nas populações negras.
Como sugestão para jovens que estão começando a lidar com o tema de raça, Heitor Augusto recomenda o filme Rito de Beleza. Ele explica que o filme aborda traumas intergeracionais, estratégias de sobrevivência e a jornada de autoaceitação, fazendo dele uma excelente introdução às questões raciais e de gênero.