Quarta, 30 de Julho de 2025

Estabilidade nas Taxas Médias de Juros em Junho, Segundo Banco Central

Mesmo com estabilidade, a taxa de juros atinge nível elevado com aumento de 3,6 p.p. em 12 meses

28/07/2025 às 20:18
Por: Redação

As taxas médias de juros mantiveram-se estáveis no mês de junho deste ano. A média de todas as contratações – crédito livre e direcionado, para famílias e empresas – registrou uma taxa de 31,5% ao ano, no mês passado, com uma variação negativa de apenas 0,1 ponto percentual (p.p.). No entanto, a taxa está em um nível mais elevado, com aumento de 3,6 p.p. em 12 meses, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas pelo Banco Central (BC).

Conforme esperado, a alta dos juros bancários acompanha o ciclo de elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic, definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. A Selic é o principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação.

Outras notícias relacionadas incluem a redução da previsão da inflação para 5,09% pelo Mercado financeiro, o possível encarecimento da alimentação em bares e restaurantes devido ao 'tarifaço' dos EUA, e o acordo comercial entre EUA e UE com uma tarifa de 15%.

O Banco Central justifica o aumento da taxa com a necessidade de esfriar a demanda e conter a inflação, pois juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, fazendo com que as pessoas consumam menos e os preços caiam. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nesta terça (29) e na quarta-feira (30).

Notícias Mais Vistas